SONHOS, COMPREENSÃO PSICOLÓGICA E VIVENCIAL NA PERSPECTIVA CLÍNICA

CONHEÇA O IJEP - Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa Sonhos, compreensão psicológica e vivencial na perspectiva clínica


Curso de extensão, teórico e vivencial com Waldemar Magaldi                                                                    

 

Civilizações antigas acreditavam que os sonhos eram uma comunicação direta com os deuses. Várias comunidades (sobretudo aborígenes e indígenas) usam o sonho como um norteador das ações do grupo. O sonho evoca o mistério e os mistérios jamais podem ser respondidos, apenas vivenciados! Por isso que Jung afirmou: "Quem olha para fora dorme; quem olha para dentro acorda e vive a realidade". Porque todo sonho é, simultaneamente:

COMPENSADOR: Autorregulador das unilateralidades da consciência.

PROSPECTIVO: Antevendo caminhos e possibilidades, como um plano rascunhado antecipadamente e nunca como uma profecia infalível (teleologia).

PEDAGÓGICO: Orientando o Ego, possibilita a reflexão de suas intenções existenciais, podendo NEGAR, CONFIRMAR ou MODIFICAR seus caminhos e decisões.

TERAPÊUTICO: Dessensibilizando, de forma redutiva causal, possibilitando o reprocessamento de conteúdos traumáticos.

Por mais estranho que pareça, o sonho é uma função da consciência, porque ele muda o estado de ânimo do indivíduo. Além disso, o sonho é um grande instrumento para facilitar o caminho do autoconhecimento. Essas são as razões que Freud e Jung deram grande importância a eles. Os sonhos podem ser, simultânea e paradoxalmente, tanto norteadores quanto desnorteadores, por ser muito difícil analisá-los. Dependendo da análise um mesmo sonho pode ser compreendido como uma produção angelical ou demoníaca, ou seja, apontar para a transformação evolutiva ou potencializar os complexos patológicos e mórbidos - para o Self ou para a sombra. Esse é o maior desafio que um analista tem diante dessa produção rica em temas arquetípicos, formadores da criatividade e, consequentemente, de toda mitopoese (criação dos mitos, contos e fábulas, advindas do imaginário coletivo e universal).

"Toda interpretação é uma mera hipótese, apenas uma tentativa de ler um texto desconhecido. É extremamente raro que um sonho isolado e obscuro possa ser interpretado com razoável segurança. (...) A interpretação só adquire uma relativa segurança numa série de sonhos, em que os sonhos posteriores vão corrigindo as incorreções cometidas nas interpretações anteriores. Também é na série de sonhos que os conteúdos e motivos básicos são reconhecidos com maior clareza. Por isso insisto que meus pacientes façam um cuidadoso registro de seus sonhos e interpretações. Oriento-os igualmente sobre a preparação do sonho, para que tragam à sessão por escrito, juntamente com o material referente ao seu contexto. Em estágios mais avançados, também permito que elaborem a interpretação. Assim, o paciente aprende a lidar corretamente com o seu inconsciente, mesmo sem o médico" [CW16/1 - §322].

Este curso de extensão tem objetivo de proposrcionar o aprofundamento do trabalho com os sonhos, proporcionando a imersão no universo onírico, ampliando as imagens sonhadas como expressões do si-mesmo, carregadas de significados simbólicos e misteriosos, que jamais podem ser interpretados ou reduzidos unilateralmente, por serem como algoritmos da alma, representando simultaneamente a antinomia inextrincável da vida e da morte! Possibilitando a compreensão de que os sonhos nos levam concomitante e paradoxalmente para o passado e para o futuro - apontando respectivamente para os aspectos redutivos causais ou prospectivos sintético.

Nos nossos encontros teremos a possibilidade de imergir no universo onírico compartilhado e socilaizado pelo participantes, para que toda riqueza dos temas simbólicos e arquetípicos, que os formadores da criatividade e de toda produção criativa e mitopoeitica (criação dos mitos, contos e fábulas, advindas do imaginário coletivo), possam serem expressas.

Serão dezesseis encontros nas quartas-feiras com início dia 02/08/2023 (32 horas)

Horário: 20h às 22h

Local: Plataforma Zoom

Investimento: R$ 350,00 – na inscrição e 3 x R$ 350,00 (setembro, outubro e novembro) – Membros Analistas em Formação do IJEP gozam de 10% de desconto 4 x $ 315,00

Facilitador: Waldemar Magaldi

Esta atividade terá certificado de conclusão e contará como crédito obrigatório para a formação de analistas junguianos do IJEP e é destinada exclusivamente para os ex-alunos ou alunos dos cursos do IJEP, preferencialmente aos analistas em formação.

Este link encaminha para a ficha de inscrição deste curso, para que você possa indicar ou divulgar o curso:

 

                                                            

WhatsApp:+55 11 94066-0279 (apenas por mensagem de texto de segunda a sexta-feira das 9 às 18hs)

https://wa.me/55011940660279

Equipe do IJEP

MAIS CURSOS

Psicologia Junguiana
Psicossomática
Psicologia Junguiana – Presencial – São Paulo – 31 de Agosto de 2024
Arteterapia e Expressões Criativas
Psicologia Junguiana – Presencial – Rio de Janeiro – 05 de abril de 2025
Filiação e Formação de Analistas
INTRODUÇÃO À TEORIA DE CARL GUSTAV JUNG - CURSO ON-LINE -AO VIVO - 32 horas
CONGRESSOS JUNGUIANOS DO IJEP
Análise e Interpretação do Desenho
Sonhos, compreensão psicológica e vivencial na perspectiva clínica
TIPOS E FUNÇÕES PSÍQUICAS – Aprofundamento teórico e prático
Contos de Fada na Psicologia Analítica
Livros Negros e Livro Vermelho
Desenvolvimento da Personalidade
PSICOSSOMÁTICA E INFÂNCIA
Psiquiatria Clínica, Diagnóstico e Terapêutica Contemporâneos, e a Psicopatologia Simbólica
O "OUVI DIZER" NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA AVANÇADA.
MITOS, COMPREENSÃO PSICOLÓGICA
Psicologia Junguiana – Presencial – Brasília – 22 de março de 2025
Psicologia Junguiana – Formato EAD – 10 de Agosto de 2024
Arteterapia e Expressões Criativas – Presencial – Brasília – 22 de março de 2025
Arteterapia e Expressões Criativas – Presencial – São Paulo – 31 de agosto de 2024
Arteterapia e Expressões Criativas – Presencial – Rio de Janeiro – 05 de abril de 2025
Psicossomática – Presencial em São Paulo – 29 de março de 2025
Psicossomática – Formato EAD – 05 de abril de 2025
UMA LEITURA JUNGUIANA DAS DINÂMICAS DE ARTETERAPIA COM TINTAS À BASE DE ÁGUA
CORPO E SEXUALIDADE
O resgate do sentido original da dobradura BOLA DE CURA, atraves da geometria sagrada e dos números naturais como arquétipos, e seu uso na ARTETERAPIA