(11) 5535-4695   

Newsletter

Receba as nossas notícias e novidades em seu e-mail:

Parceiros

ARTETERAPIA E EXPRESSÕES CRIATIVAS

Coordenador: Prof. Dr. Waldemar Magaldi Filho

 

JUSTIFICATIVA:
O curso de ARTETERAPIA E EXPRESSÕES CRIATIVAS tem como objetivo capacitar nossos alunos a criarem e despertar a capacidade criativa de seus clientes, dos âmbitos organizacionais, empresariais, industriais, comerciais, educacionais ou clínicos. Para depois, poderem utilizar essas expressões criativas de forma terapêutica, no sentido de buscarem possibilidades de superação das crises, possibilidades transformadoras e a cura biopsicossocial.

Com característica transdisciplinar, o curso de pós-graduação lato-senso de ARTETERAPIA E EXPRESSÕES CRIATIVAS, permeia os campos da ciência psicológica, psiquiátrica, fonoaudiologia, comportamental, corporal, psicológica, sociológica, ocupacional e educacional. O curso irá capacitar os alunos, por meio de intervenções não racionais e das técnicas expressivas, a estabelecerem relações de ajuda no sentido de contribuir para os caminhos de cura dos transtornos psicoafetivos e ou psicossomáticos, numa visão integral de Ser.

Sabemos que a capacidade criativa é um objetivo amplamente desejado e estimulado em todos os âmbitos de expressão humana. Por isso constatamos tantas citações onde o ato criativo acaba sendo o maior responsável das transformações evolutivas e lucrativas nos âmbitos corporativos, acadêmicos, sociais, comerciais, políticos, familiares e espirituais. Então, em função dessa demanda, idealizamos e criamos este curso, pois toda produção criativa advêm, primeiramente, de situações de conflito onde a necessidade e a dificuldade estejam presentes. Ou seja, dessa tensão, alquimicamente, surge o tertium non datur (o terceiro elemento não dado) que transcendente a tensão da polaridade, integrando simbolicamente as polaridades antagônicas ou conflitavas. Porque todas as expressões criativas da psique ou alma humana, são reconhecidamente excelentes instrumentos para diagnóstico e tratamento de diversos tipos de sintomas, além de retratarem o estado emocional e contribuírem para desenvolvimento analítico, crítico, simbólico e abstrato do ser humano.

Com isso, podemos compreender que o ato criativo, que na realidade deveria se chamar de momento inspirador, insight, lampejo, capacidade inventiva ou, simplesmente, idéia genial, para tornar-se realização deve passar pelo verdadeiro processo criador, que exige transpiração, dedicação, determinação e contínua elaboração e cuidado para a concretização e o aprimoramento do que surgiu de forma inovadora e espontânea. Então, neste curso, antes de tudo iremos dar condições para nossos alunos entrarem em contado com suas capacidades ideativas e, conseqüentemente, planejarem conscientemente e realisticamente, o caminho para criá-las. Ou seja, concretizarem suas inspirações, para depois ajudarem as demais pessoas. Desta forma, esse curso também será um meio para que a natureza interior de cada aluno possa se expressar de forma harmoniosa na atual sociedade normótica, que é extremamente especialista, burocrática, rotineira, cumulativa e competitiva.

Para isso, percorreremos as várias formas de expressões criativas utilizadas pelos seres humanos. Das manifestações bidimensionais às penta-dimensionais. Ou seja, das produções expressas no plano, como o desenho e a pintura, passando pelas esculturas ou modelagem, que são tridimensionais, e pelas expressões literárias, musicais, sonoras, corporais e ou das artes cênicas, que são tetradimensionais, por incluírem os quatro elementos da física: energia, movimento, tempo e espaço - ou, junguianamente falando: sentimento, intuição, pensamento e sensação, respectivamente. Até chegarmos ao que estamos denominando de expressão penta-dimensional (ou quinta essencial), que são as expressões de caráter iniciático, dos estados alterados de consciência, que levam o indivíduo às experiências místicas, com numinosiodade, êxtase ou sacralidade, por serem simultaneamente tremendas e fascinantes, semelhantes as experiências relativas ao sagrado, que equivalem ao si mesmo, ou Self.

Depois disso, capacitaremos nossos alunos a aprenderem a fazer o uso terapêutico das expressões criativas, deles mesmos e das demais pessoas. Porque, para Jung, o si mesmo, ou o Self, para fazer com que o ego, que é o representante da consciência, passe a servir a alma, equivalente a psique, utiliza-se dos sonhos, dos eventos de sincronicidade, dos sintomas e das expressões criativas (artísticas ou científicas). Por isso, a proposta deste curso é fornecer recursos, teóricos e práticos, para que nossos alunos, após aprenderem a estimular o surgimento das expressões criativas, saibam trabalhar terapeuticamente com elas. Ressaltando que essas produções, por surgirem a partir do Self, são legítimas e dotadas de ética. Portanto, são experiências estéticas que podem curar as feridas físicas ou psíquicas de seu executor e até de todos os indivíduos que interajam com esses materiais. Por isso, ainda hoje, ao entrarmos em contato com a opus alquímica, com os ícones sagrados, como a tragédia grega, os contos de fadas, entre outros registros artísticos produzidos pela humanidade, despertamos potenciais curativos em nós.

Neste sentido, este curso está totalmente alinhado com as premissas educacionais propostas pela UNESCO, vislumbrando uma educação voltada para os critérios de autossustentabilidade, inclusão e responsabilidade social, onde os aspectos do bom, do belo e do verdadeiro (espiritualidade, arte e ciência) estejam presentes, por meio dos quatro pilares da pedagogia ideológica: primeiro aprender a ser; depois aprender a aprender; para poder aprender a conviver e então, aprender a realizar, que equivale ao servir para ser.

A partir dessas premissas, trabalharemos a ampliação simbólica e a análise dos desenhos, pinturas, esculturas, expressões literárias, musicais ou cênicas (cinema e teatro), até chegarmos às técnicas expressivas do inconsciente, como o jogo da caixa de areia (sand-play), a imaginação ativa, a produção espontânea de mandalas, a dramatização dos personagens do Self (imagens arquetípicas da persona, sombra e anima/us e do si mesmo), a caixa de auto-retrato, além das produções naturais como os sonhos (lúcidos ou oníricos) e uma enorme gama de possibilidades que podem facilitar para que o ego se renda ao Self e passe a servir a alma (que é o processo de individuação proposto por C. G. Jung).

Nosso modelo educativo compreende aulas expositivas, práticas, debates, participação em eventos científicos, atividades programadas (seminários) e estágio-pesquisa (atelier expressivo-terapêutico-educacional) que possibilitará ao profissional de ajuda o exercício constante da transição entre os vários campos do saber e atender melhor sua clientela perante os problemas contemporâneos, integrando o estético com o ético e o científico - o belo, o bom e o verdadeiro. Com isso, ficamos alinhados com o novo paradigma que está surgindo, que integra a dimensão ética - que é espiritual, com a estética - que é anímica e emocional, e a científica- que é racional (inteligências: racional, emocional e espiritual), para serem expressas livremente e criativamente pelas capacidades e habilidades motoras (inteligência sensório-motora e sinestésica).

Esse curso é uma pós-graduação, lato-senso, que forma e titula especialistas em ARTETERAPIA E EXPRESSÕES CRIATIVAS. Sua duração é de 24 meses e a carga horária de 636 hs (sem contabilizar as 100hs do trabalho monográfico de conclusão de curso). O curso é oferecido em aulas mensais que acontecem num sábado das 9hs às 17hs: 45m.

OBJETIVOS: 
Capacitar o profissional de nível superior no conhecimento de teorias e técnicas terapêuticas, psicológicas e artísticas visando sua aplicação nas áreas de saúde, educação, recursos-humanos, treinamento e arte-educação, identificando alternativas para solução de problemas de saúde biopsicossocial e espiritual, bem como discutir aspectos genéricos da arte nas relações de ajuda. O curso terá uma estrutura básica teórico-vivencial permitindo que o aluno expresse seu universo interno e externo de forma criativa e construtiva, possibilitando viver com mais espontaneidade e harmonia consigo mesmo e com o outro, capacitando-o para a sua atuação profissional e postura como arteterapeuta ou terapeuta artístico.

RECONHECIMENTO:

Nossos alunos, após formados, além de receberem o certificado de especialização desta pós-graduação lato-sensu, imediatamente estarão filiados, reconhecidos e divulgados pela SOBRARTE - Sociedade Brasileira de Arteterapia - www.sobrarte.com

Portaria do Ministério da Saúde / Gabinete do Ministro 849- 27-03-2017, Inclui a Arteterapia à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Fonte de Publicação: Diário Oficial da União; Poder Executivo, Brasília, DF, 28 mar. 2017. Seção 1, p.68-69

 

DISCIPLINAS:

O curso tem como base teórica conceitual Carl Gustav Jung, sua teoria será o eixo estrutural das aulas.
*Em cada sábado é ministrado o equivalente de quatro aulas. Como o curso acontece em 24 sábados (um por mês) temos 96 aulas distribuídas assim:

PROGRAMA DE AULAS DE ARTETERAPIA E EXPRESSÕES CRIATIVAS

FUNDAMENTOS DE TERAPIAS ARTÍSTICAS (26):

1. Aula inaugural: (4)

  • Plano do curso, apresentação dos professores, do IJEP e da FACIS. Objetivos, finalidades e expectativas;
  • Introdução ao pensar junguiano, holístico e transdisciplinar;
  • Introdução a Angústia vital, consciência, inconsciente e instintos;
  • introdução às estruturas psiconeurológicas;

2. Fundamentos da teoria junguiana I (2)

  • consciente; inconsciente pessoal e coletivo - JUNG: fundamentos de Psicologia Analítica; A Natureza da Psique;

3. Fundamentos da teoria junguiana Estrutura Dinâmica II (2)

  • Arquétipos, complexos e símbolos;
  • Tipos psicológicos e expressão artística;
  • JUNG: O Espírito na Arte e na Ciência;

4. Arteterapia: O que é? Como funciona? No que se diferencia? (1)

5. Arteterapia: Histórico e sua relação com os campos da arte e da psic. (1)

6. Criação: O potencial terapêutico do ato criativo (1)

7. Noções básicas da Arteterapia e abordagem terapêutica (1)

8. Imaginação Ativa e Imaginação Dirigida - Teoria e Práxis (2)

9. Estudo das cores, Luz e Sombra (PERSONA E SOMBRA) - teoria e prática (4)

10. Máscara teatral: Construção e uso de máscaras para dar voz e expressar sentimentos e sensações; ANIMA E ANIMUS (papel) (2)

11. Modelagem em argila, expressão imaginativa e onírica JUNG (2)

12. Ética profissional: O papel do arteterapeuta e a relação terapeuta-cliente (2)

13. Fotografia: Relações Familiares e COMPLEXOS (2)


PSICOPATOLOGIA, PSICOSSOMÁTICA E MITOLOGIA (10):

14. A Arte e a Psicopatologia (2)

- Nise da Silveira: O Mundo das Imagens + DSM

15-  As imagens do inconsciente (2)

  • Vida e obra em Nise da Silveira

16. Mitologia e mitos como estrutura do inconsciente coletivo - teoria e prática (2)

  • Campbel: O Poder do Mito; JUNG: A Natureza da Psique Cap. 7 Estrutura da alma

17. Contos de Fadas: Construção, análise, uso clínico e vivência (2)

18. Corpo e movimento, sintoma e postura: expressão cinestésica da alma (2)

  • livro: Corpo e Individuação, Elizabeth Zimermman (org.) Cap. 2 A Dança da alma


TEORIAS E TÉCNICAS EXPRESSIVAS (24):

19. Desenho e as expressões bidimensionais - - Teoria (2)

Estudo de casos -  Práxis (2)

20. Técnicas projetivas de apercepção temática I - Técnicas Expressivas na Caixa de Areia - com abordagem junguiana (2)

21. Técnicas projetivas de apercepção temática II - Sonhos lúcidos e criação de histórias (imaginação, construção e expressão) (2)

22. Oficinas de Arteterapia: Tipos e Recursos - mosaico - concreto celular e tecido (6)

23. Colagem: recurso de expressões criativas e afetivas para o autoconhecimento (2)

24. Marionetes do Self - teoria, prática e vivência (2)

25. Pintura - auto-expressão e vivência (4)

26. Mandala como expressão do Self processo de Individuação - teoria, técnica e vivência (2)


METODOLOGIA CIENTÍFICA e ENCERRAMENTO (10):

  • Projeto monografia (aula teórica 2 aulas)
  • Dúvidas de projeto (2)
  • Dúvidas de monografia (2)
  • Avaliação (2)
  • Encerramento - devolutiva da prova - comentários (2)


AULAS SUPLEMENTARES (6):

  • Uso da técnica teatral na contação de histórias, ambiente hospitalar (2)
  • Calatonia (2)
  • Expressão na Música (2)

 

CARGA HORARIA:
Total de horas/aulas

Horas aulas

216

Atividades programadas

170

Atendimentos/Ateliê*

120

Metodologia Científica

30

Supervisão*

100

Total Geral

636

*facultativas

Pós-graduação e especialização em Arteterapia e expressões criativas

O curso de especialização em arteterapia e expressões criativas é uma pós-graduação que titula e forma profissionais para atuarem como especialistas em arteterapia e expressões criativas - ateterapeuta. Nossa pós-graduação além de ser uma especialização em arteterapia e expressões criativas também é uma excelente oportunidade para ampliação dos conhecimentos do homem na sua totalidade, nas suas dimensões anímicas espirituais, sociais, laboral, familiar e amorosa, além de favorecer o autoconhecimento, porque a arteterapia e expressões criativas aborda o ser humano de forma integral, abrangendo e integrando a psicologia, em sua dimensão instintiva e arquetípica, e a biologia, com seus aspectos genéticos e funcionais.

A pós-graduação em arteterapia e expressões criativas é uma especialização que irá capacitar os alunos a analisarem todas as produções criativas e expressivas, além dos sintomas de adoecimento e transtornos comportamentais, por serem manifestação simbólicas que denunciam a desordem afetiva e emocional, abrangendo a totalidade do ser. Além disso, a especialização em arteterapia e expressões criativas também abrange a dimensão espiritual do ser humano, por ser estrutura fundante da psicologia humana.

O curso de especialização em arteterapia e expressões criativas, oferecido pela FACIS – Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo, em parceria com a equipe de professores do IJEP – Instituo Junguiano de Ensino e Pesquisa, acontece desde 2009, e neste período já formamos centenas de profissionais. A base teórica do curso de pós-graduação em arteterapia e expressões criativas é preponderantemente a obra de Carl Gustav Jung, acrescido das contribuições de especialistas junguianos mais modernos, arteterapeutas e da neurociência e da PNEI – Psiconeuroendocrinoimunologia.

O tempo de duração do curso de especialização da pós-graduação em arteterapia e expressões criativas é de 24 meses, com um encontro mensal, que acontece em um sábado das 9h às 17h: 30m. O aluno da especialização em arteterapia e expressões criativas terá aulas teóricas e vivencial, seguidas de discussão de casos que foram atendidos na abordagem da arteterapia e expressões criativas. Além disso, os alunos da especialização em arteterapia e expressões criativas entrarão em contato com a potencialidade arquetípica contida na mitologia e nos contos de fada, correlacionando-os as doenças, na forma de trabalhos e seminários, dando a esta pós-graduação mais profundidade e capacitação ao futuro especialista em arteterapia e expressões criativas poder transitar no universo simbólico da humanidade.

 

Por tudo isso, a pós-graduação de especialização em arteterapia e expressões criativas é uma excelente oportunidade para quem está em busca de ampliar suas capacitações nas áreas de humanas e biológicas, possibilitando a ampliação do universo. Assim como capacita o arteterapeuta a ser um arte educador e terapeuta. A especialização em arteterapia e expressões criativas é uma pós-graduação aberta para todo aluno que já tenha um título universitário, dando a ele a titulação da especialização em arteterapia e expressões criativas, reconhecida pelo MEC. Esta especialização em arteterapia e expressões criativas é ministrada por uma excelente equipe de professores, a maioria com doutorado e também possuidores da especialização desta pós-graduação em arteterapia e expressões criativas. Com isso, esta pós-graduação tem características únicas, contando com uma equipe de especialistas em arteterapia e expressões criativas de primeira linha, muito entusiasmados com a pós-graduação de arteterapia e expressões criativas.

Atualmente já existe um número de CBO (Código Brasileiro de Ocupações) oficializando a profissão do arteterapeuta, com enquadre geral no código: 2263 - Profissionais das terapias criativas e equoterápicas, e seu número específico é: 2263-10. Com isso, com a titulação de especialista de arteterapeuta, o aluno terá sua atuação profissional legitimada legalmente, possibilitando que ele emita recibos desta prestação de serviços.

Nossos alunos, após formados, além de receberem o certificado de especialização desta pós-graduação lato-sensu, imediatamente estarão filiados, reconhecidos e divulgados pela SOBRARTE - Sociedade Brasileira de Arteterapia - www.sobrarte.com

Newsletter

Receba as nossas notícias e novidades em seu e-mail:

Parceiros