PSICOSSOMÁTICA

Coordenador: Prof. Dr. Waldemar Magaldi Filho

 

Justificativa
A crescente demanda de conhecimento sobre a integração entre corpo, alma e espírito e a busca de conhecimento sobre as causas do adoecer e os caminhos da cura, são as principais razões para oferecermos este curso, que visa formar profissionais íntegros, facilitadores e multiplicadores deste espectro de homem e de cosmos sistêmico e holístico. Com isso, este curso de PSICOSSOMÁTICA é o primeiro e único curso oficial de psicossomática que enfoca, além das visões tradicionais da psicanálise, as abordagens humanistas, holistas, junguianas e transpessoais, integrando conhecimentos atuais advindos das neurociências e da genética com práticas milenares de cura do oriente e do ocidente. Razão que deu origem a este programa, com o objetivo de suprir a carência deste pensar e fazer integral frente aos vários sintomas de adoecimento que possam surgir isolados ou interligados aos aspectos biológicos, afetivos e emocionais, psicológicos, sociais, familiares, profissionais e espirituais dos seres humanos. Com isso, o profissional de saúde, que conhece este paradigma, terá uma visão de homem holística e humanista, reconhecendo que a doença, psíquica e ou somática, é um sinal de desequilíbrio do ser total, podendo se tornar um grande caminho para o crescimento e o restabelecimento da saúde e da evolução do ser.


Objetivos
Difundir e capacitar o aluno ao conhecimento e utilização das teorias, práticas e pesquisas da Psicossomática antiga, clássica, moderna e pós-moderna, percorrendo a ciência e práxis acumuladas desde os terapeutas de Alexandria, passando por Hipócrates, Hahnemann, Freud, Jung até desembocarmos nas práticas holísticas e conhecimentos modernos das neurociências e genética humana. Ensinando técnicas e conhecimentos sobre várias teorias que vão desde o relaxamento clássico até as contribuições da física quântica e dos conceitos de campo mórfico, abrangendo todos os conceitos básicos de psicossomática, que estudam os vários sintomas de adoecimento que afetam o humano individual e coletivamente. Desta forma, objetivamos proporcionar aos participantes conhecimentos teóricos e práticos deste pensar, no sentido de ampliar os conhecimentos adquiridos na formação universitária padrão, esperamos que, ao final do curso, o aluno seja capaz de: 1) Analisar os princípios fundamentais da Psicossomática frente os seus próprios paradigmas. 2) Fazer uso dos procedimentos, métodos e fundamentos da Psicossomática. 3) Aplicar adequadamente os conhecimentos adquiridos, dentro da ética profissional e do digno de ser trabalhado e curado. 4) Proporcionar conhecimentos para a pesquisa teórico-prática em Psicossomática.

Concepção do Programa

O curso é destinado a todo aluno com formação superior, preferencialmente das áreas de humanas e biológicas. Porque o conhecimento da psicossomática contribui para que o aluno, atuando em ambientes organizacional, hospitalares, clínicos, educacionais, entre outros, tenha uma excelente ferramenta no sentido de abordar o homem de forma integral, sem deixar de considerar o fato de que a condição humana é o resultado relacional entre os aspectos biológicos, familiares, profissionais, sociais, afetivos, emocionais e espirituais. Com isso, nossos alunos terão competências para reconhecer os possíveis aspectos que estão contribuindo para os sintomas de adoecimento e as medidas para saná-los. Ressaltando que os sintomas de adoecimento podem ser manifestos no corpo, na família, no trabalho, na sociedade, nas relações afetivas e também na dimensão espiritual. Como este curso está sendo ministrado em uma instituição de ensino superior, seu custo, em relação às sociedades de formação, fica mais accessível além de que a nossa instituição oferece, para os alunos, de acordo com sua capacitação acadêmica, pratique o conhecimento da psicossomática, vivenciando seus aspectos teórico-práticos em nossa clínica, seguido de supervisão.

DISCIPLINAS:
1. Fundamentação teórica dos transtornos de adoecimento - 36 h/a

Ementa:
História da psicossomática, conceitos básicos. Angústia vital; neurose orgânica; dinâmica dos instintos.

Objetivos:
Rever e ampliar conhecimentos a cerca dos conceitos básicos da psicossomática, contemplando a integração da medicina com a psicologia.

2. Escolas Psicossomáticas, técnicas e conceitos - 36 h/a

Ementa:
Atividade reflexa instintiva e habitual, psicopatologia e personalidade, distúrbios orgânicos e psicogênicos, experiência da corporalidade e imagem corporal, teorias da personalidade.



Objetivos:
Aprofundar conceitos para possibilitar o entendimento dos aspectos biopsicossociais do adoecer e da cura nas áreas de saúde e de humanas.

Bibliografia:

  • SHELDRAKE, Rupert. O renascimento da natureza: o reflorecimento da Ciência e de Deus, SP, Cultrix, 1993
  • SOUZENELLE, Annick de. O simbolismo do corpo humano, SP, Pensamento, 1987
  • WILBER, Ken. Psicologia integral: consciência, espírito, psicologia, terapia, SP, Cultrix, 2002


3. Psicossomática e temas médicos - 36 h/a

Ementa:
Correlacionar vários sintomas de adoecimento com os fatores psicoafetivos, sociais, familiares e espirituais.

Objetivos:
Seminários e temas médicos sobre os principais órgãos e patologias mais freqüentes como fator de queixas e de sofrimento humano.

4. Cura e aspectos biopsicossocial - 36 h/a

Ementa:
Personalidade, família e sociedade. Psiquiatria e psicanálise na medicina e na dinâmica dos sintomas de adoecimento. Correlações psicossomáticas, nascimento e morte e a evolução do ser.

Objetivos:
Consolidar a visão de homem integral unindo aspectos somáticos com emoções, espiritualidade, família, profissão e sociedade, ao longo de todo processo evolutivo desde a concepção até a morte.

5. Psiconeuroendocrinoimunologia - 36 h/a

Ementa:
Psiconeuroendocrinoimunologia, marcadores somáticos, doenças auto-imunes, psicogênese das doenças.

Objetivos:
Correlacionar os fatores psicológicos com suas repercussões no corpo físico, integrando os aspectos neurológicos com a bioquímica hormonal e a imunologia.

6. Práxis da psicossomática - 36 h/a

Ementa:
Atendimento ambulatorial, hospitalar, organizacional e corporativo.

Objetivos:
Capacitar os alunos a utilizarem os conceitos da psicossomática em todas as instâncias de trabalho, onde houver algum tipo de relação de ajuda.

7. Metodologia do trabalho científico - 30 h/a

Ementa:
Conceitos básicos de metodologia científica. Ciências e conhecimento. Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos. A análise textual, temática e interpretativa. Pesquisa e projeto de pesquisa. Subsídios para a elaboração de uma monografia.

Objetivos:
Fornecer os elementos básicos necessários para capacitar o aluno para o trabalho científico, desde o desenvolvimento da pesquisa, análise de textos, elaboração de projeto, até os subsídios para a elaboração de uma monografia científica. Compreensão dos métodos correntes mais utilizados.

Atividades Complementares
Psicólogos e médicos fazem 100 horas de atendimento e 120 horas de supervisão de casos clínicos. Todos os alunos participam de seminários com produção escrita e apresentação além da elaboração do projeto de conclusão de curso.


Horas aulas

216

Atividades programadas

120

Atendimentos/Ateliê*

120

Metodologia Científica

30

Supervisão*

100

Total Geral

586

*facultativos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - PSICOSSOMÁTICA
O presente curso tem como base teórica conceitual Carl Gustav Jung, sua teoria será o eixo estrutural das aulas. No final bibliografia das aulas restantes, excetuando-se as já demarcadas em cada aula.

Aula inaugural 
- Plano do curso, apresentação dos professores, dos cursos, da FACIS e do IJEP. Objetivos, finalidades e expectativas;
- Introdução ao pensar junguiano, holístico e transdisciplinar;
- Angústia vital, consciência, inconsciente, instintos e estruturas psiconeurológicas;
Fundamentos de Psicologia Analítica 
- Estrutura da alma (consciência, inconsciente e estruturas psíquicas);
- Arquétipo, Complexo e Simbolismo do adoecimento
Etimologia e História da psicossomática
Determinantes do adoecimento.
Genética, familiar, cultural, idiossincrática, existencial (traumas);
Ética, bioética, tecnologia e dignidade humana. História dos paradigmas;
Imunologia e Emoção
Estresse e Avaliação do Estresse copying - Marilda Lippi;
Depressão, Ansiedade e Melancolia
Desenvolvimento da Psique e consequências patológicas (2) (da concepção aos 24 meses) C. G. Jung, Rudolf Steiner, Wesley Aragão de Moraes;
Anamnese, semiologia e Vivência de uma anamnese
História de Vida, biopatografia e- Vivência de História de Vida
Tipos de Personalidade e Dinâmica do Adoecer em Carl G. Jung
Sono, Sonho e Qualidade de Vida
Psiconeurologia e Psiconeuroendocrinologia - PNEI
Neurose Orgânica e Histeria
O Corpo Simbólico
Curador Ferido
Relação entre a psique e a matéria . Bases da nova física frente aos novos paradigmas e relação do trauma/estresse/marcador somático - Werner Heisenberg, Paul Davies, Amit Goswami, Deepak Chopra, Fred Alan Wolf, Rupert Sheldrake, Terence Mc Kenna, Jean-Yve Leloup, Dalai Lama e outros
Medicina Teossomomática ou Medina Religiosa
Escolas Médicas e Psicossomática (Salutogênese, Antroposofia, Homeopatia, Alopatia, Enantiopatia, entre outras)
Família Disfuncional e Psicossomática
Psicossomática da Infância
Psicossomática da Adolescência
Psicossomática da Maturidade
Psicossomática do Envelhecimento
Psicossomática e Sistema Respiratório
Psicossomática e sistema Digestório
Psicossomática e Ginecologia e Obstetrícia
Psicossomática e Sistema Cardiovascular
Psicossomática e Sistema Gênito-urinário
Transtornos da sexualidade e sexuais físicos e psíquicos
DOR crônica
LER e DORT - Doenças Profissionais
Psicossomática e os Transtornos Alimentares
Síndrome do Pânico
Psico-oncologia, a mente e o câncer e as doenças autoimunes
Hospital Geral e Psicossomática
Tanatologia, morte, luto e cuidados paliativos
Suicídio - James Hillman, Jung
Metodologia Científica Projeto e da monografia - Antônio Joaquim Severino (livro base das normas do nosso curso)

BIBLIOGRAFIA GERAL:
Carl Gustav Jung, obras completas. Eixo do curso.
Amit Goswami. O Médico Quântico. Cultrix.
Annick de Souzenelle. O Simbolismo do Corpo Humano. Pensamento
Antônio Joaquim Severino. Metodologia do Trabalho Científico. Cortez
Bernie S. Siegel. Amor, Medicina e Milagres.
A Biologia da Crença. Butterfly
Dalai Lama e Howard C. Cutler. A arte da Felicidade. Martins Fontes
Danilo Perestrello. A Medicina da Pessoa. Atheneu.
Deepak Chopra. Corpo sem idade, Mente sem Fronteiras. Rocco.

 

Pós-graduação e especialização em Psicossomática

O curso de especialização em psicossomática é uma pós-graduação que titula e forma profissionais para atuarem como especialistas em psicossomática - psicossomatistas. Nossa pós-graduação além de ser uma especialização em psicossomática também é uma excelente oportunidade para ampliação dos conhecimentos do homem na sua totalidade, nas suas dimensões anímicas espirituais, sociais, laboral, familiar e amorosa, além de favorecer o autoconhecimento, porque a psicossomática aborda o ser humano de forma integral, abrangendo e integrando a psicologia, em sua dimensão instintiva e arquetípica, e a biologia, com seus aspectos genéticos e funcionais.

A pós-graduação em psicossomática é uma especialização que irá capacitar os alunos a analisarem todos os sintomas de adoecimento, por serem manifestação simbólicas que denunciam a desordem afetiva e emocional, abrangendo a totalidade do ser, além de criar condições para as expressões criativas acontecerem. Além disso, a especialização em psicossomática também abrange a dimensão espiritual do ser humano, por ser estrutura fundante da psicologia humana.

O curso de especialização em psicossomática, oferecido pela FACIS – Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo, em parceria com a equipe de professores do IJEP – Instituo Junguiano de Ensino e Pesquisa, acontece desde 1992, e neste período já formamos centenas de profissionais. A base teórica do curso de pós-graduação em psicossomática é preponderantemente a obra de Carl Gustav Jung, acrescido das contribuições de especialistas junguianos mais modernos, da neurociência e da PNEI – Psiconeuroendocrinoimunologia.

O tempo de duração do curso de especialização da pós-graduação em psicossomática é de 24 meses, com um encontro mensal, que acontece em um sábado das 9h às 17h: 30m. O aluno da especialização em psicossomática terá aulas teóricas, algumas vivências e a possibilidade de discussão de casos que foram atendidos na abordagem da psicossomática. Além disso, os alunos da especialização em psicossomática entrarão em contato com a potencialidade arquetípica contida na mitologia e nos contos de fada, correlacionando-os as doenças, na forma de trabalhos e seminários, dando a esta pós-graduação mais profundidade e capacitação ao futuro especialista em psicossomática poder transitar no universo simbólico da humanidade.

 

Por tudo isso, a pós-graduação de especialização em psicossomática é uma excelente oportunidade para quem está em busca de ampliar suas capacitações nas áreas de humanas e biológicas, possibilitando a ampliação do universo. A especialização em psicossomática é uma pós-graduação aberta para todo aluno que já tenha um título universitário, dando a ele a titulação da especialização em psicossomática, reconhecida pelo MEC. Esta especialização em psicossomática é ministrada por uma excelente equipe de professores, a maioria com doutorado e também possuidores da especialização desta pós-graduação em psicossomática. Com isso, esta pós-graduação tem características únicas, contando com uma equipe de especialistas em psicossomática de primeira linha, muito entusiasmados com a pós-graduação de psicossomática.

Mais Cursos

Newsletter
Receba as nossas notícias e novidades em seu e-mail:
Copyright © 2010  IJEP