DÚVIDAS FREQUENTES - PERGUNTAS E RESPOSTAS - INFORMAÇÕES A RESPEITO DOS CURSOS

INFORMAÇÕES IMPORTANTES A RESPEITO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU DO IJEP, QUE TITULAM E FORMAM ESPECIALISTAS EM:

PSICOLOGIA JUNGUIANA - A psicologia analítica de Carl Gustav Jung

PSICOSSOMÁTICA - Sintomas como expressões simbólicas do Self

ARTETERAPIA E EXPRESSÕES CRIATIVAS - Fazer simbólico da Alma

Nossos cursos são destinados a todos os alunos graduados, preferencialmente nas áreas de humanas, da saúde e biológicas. Desta forma, qualquer graduado, mesmo de outras áreas como as de exatas, poderá fazer todas as aulas teóricas, práticas e vivenciais, obtendo o certificado de especialista emitido por uma IES, instituição devidamente credenciada junto ao MEC, habilitada a ministrar cursos de pós-graduação lato-sensu nas áreas de saúde, humanas e biológicas. Com isso, alunos titulados terão recursos para utilizar os conhecimentos adquiridos para atuarem nas suas áreas de sua formação e atenderem clientes, utilizando-se da sua nova especialidade.

Agora, colocamos abaixo as perguntas mais freqüentes formuladas pelos alunos interessados e suas respectivas respostas. Assim oferecemos esses esclarecimentos aos novos alunos:

01. 120 horas de atendimentos. Onde e como serão realizados? Os clientes são encaminhados ou os alunos é que se responsabilizam por eles?

Os atendimentos serão realizados nos próprios consultórios dos alunos. Porém, tanto as horas de atendimentos, quanto de supervisão são facultativos, pois a emissão do certificado independe desta carga horária. Porque, para o MEC, mesmo sem essas horas o aluno receberá o certificado de conclusão de curso, titulando-o especialista. Os alunos, de qualquer cidade, só poderão atender nos seus espaços terapêuticos (existem várias entidades filantrópicas que possibilitam atendimentos sociais). Esclareço que cada aluno irá atender de acordo com a sua formação acadêmica, incluindo o novo conhecimento na sua área de atuação da sua especialização.

02. 100 horas de supervisão. Como e onde será efetuada, e qual o custo da mesma?

A supervisão é uma atividade facultativa, apesar de recomendada a todos os alunos a partir do 7o módulo/mês. Ao longo do curso é oferecido aos alunos várias possibilidades para seu ingresso em grupos de supervisão, que acontecem de forma virtual, com muitas possibilidades de dias, horas e periodicidade com os membros analistas e os analistas didatas do IJEP, cujo investimento, para cada supervisionando, fica em torno de R$ 30,00 a hora cheia da supervisão em grupo (como a hora da supervisão, assim como a da psicoterapia é de 50min, a cada 4 horas cheias de supervisão serão computadas 5 horas).

É importante ficar claro que atendimentos e supervisões são atividades acadêmicas extramuros da instituição, por isso mesmo são facultativas, podendo ser incluídas, no certificado de conclusão do curso, que são exigidas por alguns conselhos de classe para reconhecimento da especialização. A diferença para o aluno que não cumprir essas atividades é que ele terá 220 horas a menos no seu certificado. Mesmo assim, a carga horária total para o MEC é suficiente para reconhecer o título como de especialista. Apesar disso, incentivamos os alunos a fazerem a supervisão dos seus atendimentos por ser uma excelente oportunidade de integrar na prática o que ensinamos teoricamente, mesmo para quem frequenta como ouvinte, por ainda não estar atendendo.

Por estas razões óbvias, só aceitamos as supervisões realizadas com os membros analistas, analistas didatas em formação ou analistas didatas do IJEP, por estarem consonantes com o conteúdo teórico e prático dos cursos, apesar das suas diferenças de tipos e funções psicológicas. Além disso, não podemos responder pelas supervisões realizadas por outros profissionais, mesmo que possuam certificados de especialistas na área, com títulos de mestre e doutor que não sejam membros analistas ou analistas didatas do IJEP.

Será lançado nos versos dos certificados exatamente 100 (cem) horas de supervisão e 120 (cento e vinte) horas de atendimentos, caso o aluno tenha cumprido essas horas ou mais. Ou seja, a quantidade de horas é fixa. Quem cumpriu mais horas terá registrado apenas essas horas estipuladas e quem cumpriu menos horas não terá nenhuma hora lançada. Então, o aluno que não atingiu as horas estabelecidas até o final do curso não terá nenhuma hora creditada.

A secretaria do IJEP cuida da agenda dos professores Simone e Waldemar,  para os demais membros analistas, analistas didatas em formação ou analistas didatas do IJEP é preciso entrar em contato com eles por e-mail para ver as disponibilidades de dias e horas dos seus respectivos grupos de supervisão. Para estabelecer contato com eles o interessado deve entrar a aba "Membros Analistas",  no menu do site do IJEP,  e procurar pelos membros analistas, analistas didatas em formação ou analistas didatas do IJEP. Lá constam e-mails e telefones. Lembrando que supervisões com Analistas em Formação as horas não são computadas e que o valor médio por encontro de 4 horas cheias é de R$ 120,00.

Mais uma vez esclarecemos que:

  • É possível enviar comprovantes de supervisão sem os atendimentos, mas o inverso não!
  • Mesmo que o aluno tenha comprovado mais horas de atendimento e supervisão, só serão lançados as horas estipulados no contrato (100 horas de supervisão e 120 de atendimentos).
  • É muito importante para a formação do aluno participar da supervisão, mesmo que não atenda, porque assim se capacitará através das supervisões dos casos dos colegas.
  • Qualquer aluno dos cursos de pós-graduação do IJEP pode participar das supervisões, mesmo os que não estão atendendo, para irem adquirindo escuta clínica, correlacionando a prática com a teoria.

03. Horas de atividades programadas, atividades complementares, trabalho monográfico e resenhas de livros, ao que se referem?

A principal atividade programada, que é obrigatória, refere-se a apresentação do projeto do trabalho monográfico, já com os embriões dos capítulos e as resenhas dos livros (mínimo de quatro), que sustentarão seu referencial teórico, onde o aluno apresenta para um professor, e aos demais colegas da sua turma, dirimindo dúvidas, com intuito de focar e possibilitar melhor estruturação da monografia. Essas horas somam com as horas aula, que são de 45min, onde em um sábado de aula são computadas 10 horas/aula.

As atividades complementares são as horas apresentadas, facultativamente, no final do curso, que podem ser contabilizadas nos certificados de conclusão. Entre elas temos as supervisões, os atendimentos e as participações no Congresso Junguiano do IJEP, que acontece anualmente, no início de junho, onde os conteúdos passados podem ser adquiridos, com a emissão de seus respectivos certificados, para que suas horas sejam computadas. O total máximo de atividade complementar que poder ser incluido no certificado é de 100 horas.

Nossos cursos são de pós-graduação lato sensu, que titulam especialistas. Com isso, apesar de ainda exigirmos a produção de um pequeno trabalho monográfico, de 30 laudas, não inclui orientação individual, como acontece nas pós-graduações stricto sensu de mestrado ou doutorado. Por isso, o custo delas é, em média, oito vezes maior do que o nosso. Apesar disso, disponibilizamos para nossos alunos uma excelente apostila, com o passo a passo da elaboração do projeto e do trabalho monográfico, e são ministradas aulas do TCC e depois, em uma outra etapa, uma aula de apresentação dos projetos, com os embriões dos capítulos e as resenhas* de alguns livros que ampararão o TCC (mínimo de quatro), para um professor e aos demais alunos, objetivando que todos se ajudem, permitindo que tudo aconteça de forma tranquila. Fora isso, atualmente, o MEC vem flexibilizando, cada vez mais, as exigências para as pós-graduações lato sensu, a resolução do MEC (N.01/06.04.2018), afirma que a entrega do trabalho de conclusão de curso e realização da defesa presencial deixaram de ser obrigatórios para os cursos de lato sensu. Mesmo assim, apesar de mais trabalhoso, acreditamos que essa produção é de grande valia tanto para o IJEP, que disponibilizará os melhores trabalhos numa biblioteca virtual, quanto para os alunos, contribuindo para a sistematização do conteúdo aprendido e divulgação das suas conquistas.

Resenha de livro, para o trabalho monográfico, equivale a fazer uma breve explanação do seu conteúdo, analisando, descrevendo e enumerando os teores considerados relevantes, em relação ao objeto do trabalho monográfico, apresentando ao leitor as contribuições da sua leitura para sustentação da hipótese e conclusão do TCC. Resenha não é resumo de livro. Geralmente, em dois parágrafos, é possível fazer uma excelente resenha, com identificação e apresentação do autor e da obra, no primeiro, e qual é sua importância e contribuições dela, apoiando a elaboração do seu trabalho monográfico, no segundo parágrafo.

04. O curso será realizado em que período? Qual a duração, frequência e horários?

A duração é de 25 meses consecutivos para o curso de Psicologia Junguiana e 24 meses para os de Psicossomática e Arteterapia e Expressões Criativas. As aulas acontecem em um sábado por mês das 9h às 17h:45m, com 15 min de intervalo em cada período, neste esquema de horas:

Período da manhã: das 9h às 10h:45m e das 11h às 12h:45m

Período da tarde: das14h às 15h:45m e das 16h às 17h:45m

Em São Paulo com encontros geralmente são no ultimo sábado de cada mês, em Brasília acontecem no segundo sábado  e no Rio de Janeiro no primeiro sábado, excetuando-se emendas de feriados, onde pode acontecer postergação ou antecipação da data, com alteração previamente divulgada no calendário de aulas.

05. Quem serão os ministrantes?

A equipe de professores do IJEP. Todos com grande experiência clínica e didática, além de muitos portarem titulações de doutorado e todos serem especialistas em psicologia junguiana, e outras. Ressalto que este curso é ministrado presencialmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília desde 1994, e mais recentemente no formato EAD. Neste site do IJEP temos a relação dos professores com seus respectivos mini-currículos.

06. Custo do curso, inscrição, mensalidade, material, supervisão, enfim, qual o investimento?

O investimento mensal dos cursos tem valor de R$ 698,50 para o aluno que paga na data do vencimento, concedemos 5% de desconto pontualidade. Algumas aulas são apostiladas e o material é enviado por meios eletrônicos. Quanto à supervisão, já informei anteriormente. 

07. O curso é reconhecido pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP) ou outras associações, agremiações, sociedades ou institutos nacionais ou internacionais (CREFITO, CRM, CRO, etc) ?

Nosso curso é uma pós-graduação lato-sensu, que titula especialistas por meio de um certificado de conclusão de curso. Este certificado, por sua vez, por ser emitido por uma IES. Com isso, automaticamente tem validade nacional, perante ao MEC, órgão superior aos conselhos federais ou regionais. Por isso, ainda não fizemos nossa inscrição junto ao CRP ou outros conselhos de classe, por causa do custo elevado e da arbitrariedade da maioria deles, mas temos na nossa grade curricular a quantidade de horas de aulas presenciais e de prática, para quem fizer atendimentos e supervisão, superior as que todos os conselhos das áreas de saúde, médicas e humanas exigem para titular especialistas. Então, a nosso ver, legalmente, após o término do curso, o aluno poderá exigir esse reconhecimento de especialista junto aos conselhos que representam sua categoria.

A outra razão que inviabiliza nosso credenciamento junto aos conselhos é o impacto financeiro que isso acarretaria, pois temos alunos com formações acadêmicas diversificadas, o que enriquece ainda mais os cursos, e seria inviável pagarmos valores significativos para todos os conselhos regionais anualmente para cada curso! Neste sentido, acreditamos que a a maioria deles deveria fazer o credenciamento dos alunos de forma automática, e sem custos, no momento que entregam seu certificado de conclusão do curso para eles. Apesar de que o CRP ou CFP, especificamente, não possuem reconhecimento para especialistas em Psicossomatista, Analista Junguiano, Arteterapeuta, Psicoterapia Integrativa Transpessoal ou DAC - Dependência, Abusos e Compulsões e eles acabam colocando todos na modalidade de psicólogo clínico!

Com relação às sociedades, associações e institutos de formação, nacionais ou internacionais, tanto o IJEP quanto a SOBRARTE são entidades independentes, autônomas, autossuficientes, idôneas e reconheidas por mais de cinco mil ex-alunos formados desde 1989. Por isso, apesar de nos relacionarmos com muitas delas, não temos nenhum tipo de vínculo legal, esclarecendo que essas sociedades, assim como a nossa, são compostas por grupos de pessoas físicas e não possuem nenhum valor legal tanto no MEC quanto nos conselhos federais e, a maioria delas, não possui o reconhecimento do MEC para validar seus cursos de formação, dando amparo legal aos titulados.

08. Não encontrei no site do MEC o reconhecimento do curso! Como isso funciona?

O IJEP é uma Instituição de Ensino e Pesquisa do campo junguiano, que possui parceira formalizada com outra Instituição de Ensino Superior (IES), credenciadora dos certificados de conclusão dos cursos de Pós-Graduação, lato sensu, por nós oferecidos. A partir de 2019, enquanto o próprio IJEP não conseguir seu credenciamento junto ao MEC, em função do Resolução CNE/CES nº 01/2018, os certificados de conclusão dos cursos serão emitidos pela FAPCOM, que é uma IES idônea e tradicional, com inúmeros cursos de graduação e pós-graduação, com nota 4 no ENADE, com cadastro dos nossos cursos de Pós-Graduação no portal do E-MEC, portaria no 867, de 12/08/2016, publicada DOU no 156, Seção 1, pág. 10 de 15/08/2016, validando a parceria técnico e pedagógica com o IJEP - Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa. Desta forma, todos os cursos de especialização, lato-sensu, que ministramos, automaticamente serão reconhecidos e validados em todo território nacional. Todos eles estão no Cadastro Nacional de Cursos de Especialização (Lato sensu) - Educação Presencial, disponíveis no site do e-MEC, no Sistema de Regulação do Ensino Superior, em acesso à informação, na Relação de Cursos de Especialização da FAPCOM - Faculdade Paulus de Comunicação, nestes links: 

PSICOLOGIA JUNGUIANA: código MEC no: 183519 - https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MjgxMQ==/93916316abe23148507bd4c260e4b878/MTgzNTE5

PSICOSSOMÁTICA: código MEC no: 183530 - https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MjgxMQ==/93916316abe23148507bd4c260e4b878/MTgzNTMw

ARTETERAPIA E EXPRESSÕES CRIATIVAS: código MEC no: 183526 -  https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MjgxMQ==/93916316abe23148507bd4c260e4b878/MTgzNTI2

09. Esta titulação permite clinicar?

Nosso curso é uma pós-graduação que titula e forma especialistas. O certificado final é emitido pela IES reconhecida pelo MEC. Por isso, automaticamente, os certificados de conclusão dos cursos de pós-graduação emitidos por ela também são. Por outro lado, com essa titulação o aluno terá o direito de clinicar em qualquer lugar do país, de acordo com a CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do Trabalho - Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o nº 2515.50 que regulamenta as profissões dos psicanalistas, analistas, terapeutas e psicoterapeutas, amparada pelo Decreto nº 2.208 de 17/04/1997, que estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pela Constituição Federal nos artigos 5º incisos II e XIII. Além disso, o decreto 5.154/2004 prevê o desenvolvimento da educação profissional através de cursos e programas, em três planos: formação inicial e continuada de trabalhadores - inclusive integrada com a educação de jovens e adultos; educação profissional de nível médio; e educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação, reconhecendo que os cursos de especializações LATO-SENSU têm validade nacional e capacidade profissionalizante pela Resolução nº 1, de 08/06/2007-MEC. Com isso, quando o aluno associar a pós-graduação, que garante a base teórica, com a formação, que aprofunda a prática, ele terá mais segurança a e respaldo legal para sua ocupação de analista junguiano, principalmente se estiver filiado a uma associação como o IJEP, que é um instituto de ensino e pesquisa, sem necessidade de estar vinculado  algum conselho advindo de associações civis. Com essa certificação o profissional poderá e deverá emitir nota fiscal ou recibos de prestação de serviços para fins de abatimento de IR dos seus clientes e, dependendo das regulamentações dos planos de saúde, pleitear reembolso das consultas.

Atualmente já existe um número de CBO (Código Brasileiro de Ocupações) oficializando a profissão do arteterapeuta, com enquadre geral no código: 2263 - Profissionais das terapias criativas e equoterápicas, e seu número específico é: 2263-10. Com isso, com a titulação de especialista de arteterapeuta, o aluno terá sua atuação profissional legitimada legalmente, possibilitando que ele emita recibos desta prestação de serviços. Em, 2022, a Classificação Brasileira de Ocupação (CBO) passou a reconhecer a Arteterapia como profissão. Desta forma, todos os especialistas em Arteterapia formados pelo IJEP, a partir de agora, podem ser contratados tanto nos serviços públicos como nos privados, legalmente de acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), atuando nas áreas da saúde, educação, entre outras, além de poder emitir recibos* para abatimento no imposto de renda como gastos na área de saúde ou solicitação de reembolso nos planos de sáude que contemplam a arteterapia como tratamento da saúde. Lembrando que nossos alunos formados podem se filiar à SOBRARTE – Sociedade Brasileira de Arteterapia, para obter seu número de registro, assim como divulgar seu espaço profissional e publicar artigos no site, gratuitamente.

*Para poder emitir nota fiscal de serviços da pessoa jurídica, que possui um CNPJ, é necessário incluir o CNAE: 8690-9/01 - Atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana, no cadastro da empresa.

O aluno do curso de pós-graduação em Psicologia Junguiana só poderá começar a atender depois de terminar o curso, com seu certificado em mãos, estar aderido e comprometido com sua análise e com a supervisão dos atendimentos clínicos. Esse é o caminho natural e ético que todo analista deve seguir. Óbvio que, para aqueles que ingressam no curso já com prática clínica, devido a suas formações anteriores, naturalmente os novos conhecimentos começam a estar presentes em seus atendimentos e, com o apoio da supervisão e da sua análise, esse caminho fica mais abreviado. Por isso, sugerimos a todos os alunos, depois do décimo mês de curso, a começarem fazer parte dos grupos de supervisão, mesmo que na condição de ouvintes, e também, caso ainda não estejam engajados numa análise de base junguiana, iniciarem o mais rápido possível, com profissional que tenha a mesma especialização e, preferencialmente, associados do IJEP.

A ARTETERAPIA também é considerada uma técnica das Práticas Integrativas e Complementares (PIC) pela Coordenação-Geral de Áreas Técnicas do Departamento de Atenção Básica/SAS, do Ministério da Saúde, atendendo à demanda da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) e da Comissão Intersetorial de Práticas Integrativas do Controle Social no SUS (CIPICS – SUS) do Conselho Nacional de Saúde.

10. Qual é o limite de faltas?

De acordo com as normas do MEC, a frequência mínima para os cursos de pós-graduação lato-sensu é de 80%. Ou seja, não pode haver mais do que 20% de faltas. Com isso, para um curso com uma aula por mês, durante 24 meses, sendo que em cada mês computamos 4 aulas de 2,5 horas/aula cada, o limite de faltas é de 19 aulas, das 96 previstas. 

11. Onde são ministrados os cursos?

Em São Paulo as aulas acontecem na FAPCOM - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação, Rua Major Maragliano, 191 - Vila Mariana - São Paulo - SP - CEP: 04017-030, um sábado por mês das 9h às 17h:45min. A FAPCOM fica a 700 mts da estação do Metrô Vila Mariana. No local tem garagem, com seguro e manobristas, R$ 20,00 a diária e Lanchonete, com opção de almoço.

Em Brasília as aulas acontecem nas instalações do Colégio Santa Dorotéia, na SGAN - cj B quadra 911 - CEP: 70790-110, um sábado por mês das 9h às 17h:45min, nos segundos sábados de cada mês. (no Colégio tem uma cantina que oferece almoço por quilo, utilizado pela maioria dos alunos)

No Rio de Janeiro as aulas acontecem nas instalações do Moura Espaço Multi, Rua Correia Dutra, 149 - Flamengo, RJ - CEP: 22210-050 (próximo da estação Catete do Metrô), um sábado por mês das 9h às 17h:45min.

12- Qual é o valor do investimento dos cursos?

Após a inscrição no site, o futuro aluno deve formalizar sua matrícula pagando a taxa de R$ 360,00*. No mês do início do curso o aluno pagará mensalmente o valor de R$ 698,50**, com desconto pontualidade de 5% até a data do vencimento (R$ 663,57), correspondente a duração de cada curso (24 ou 25 meses). 

*Esse valor, caso não aconteça o curso, por falta de quórum mínimo de 30 alunos, será devolvido integralmente, ou poderá ficar em aberto para garantir vaga na próxima turma. Quando formarmos a turma esse valor não será devolvido. Caso aconteça desistência por parte do aluno, até dez dias antes do início do curso, restituímos 80% do valor pago.

** Esse valor é corrigido monetariamente após o 12o mês do início de cada turma, usando-se como índice do INPC/IBGE. Os valores informados no site também acompanham esses índices e são atualizados no início de cada ano.

13 - Como funciona o trancamento ou o cancelamento do curso ?

Para trancar a matrícula, o aluno precisa estar adimplente com as mensalidades e ter cursado, no mínimo, seis meses de aulas, ou antes do sexto mês do término do curso, porque o retorno acontece no início de cada semestre da turma, tendo um ano para retornar após o trancamento.

Com relação às devoluções de valores pagos antecipadamente, no caso de cancelamento ou trancamento de curso, o aluno deve estar adimplente e a solicitação deve acontecer com quinze dias de antecedência da data do vencimento da mensalidade. Em situações excepcionais, que a aula não pode acontecer em um determinado mês, a mensalidade deve ser paga normalmente, porque o contrato de prestação de serviço é para aquisição de um curso e não de aulas mensais e isoladas. Por isso, a falta da aula ou do aluno na aula não exime o pagamento da parcela do curso. Em casos excepcionais de deliberarmos alguma devolução, faremos o desconto de 15% do valor, devido à retenção do Imposto de Renda, que é realizada no ato do recebimento, e R$ 10,00 de custas bancárias e operacionais, para cada boleto de pagamento ou TED de devolução realizado.

14 - Qual o significado simbólico ou metafórico do Pentagrama, que é o logotipo do IJEP?

O pentagrama, também conhecido por Selo de Salomão ou Estrela Flamígera, foi reproduzido na pintura do homem integral ou vitruviano de Leonardo Da Vinci, representando a evolução humana graças a união dos cinco elementos. Esse é o conceito esotérico da quinta essência, que tem o Amor, como o quinto elemento unindo os outros quatro: água, fogo, terra e ar, possibilitando nossa existência no cosmos. Também é símbolo da filosofia chinesa e de muitos outros estudos iniciáticos, teológicos e iniciáticos que buscam a evolução biopsicossocial e espiritual do homem. Lembrando que Pitágoras (540 a.C.) já afirmava que o Pentagrama representa a União do Homem com Deus, passando a ser o símbolo de reconhecimento de todos os pitagóricos e depois dos órficos.

15 - Como é feita a avaliação final do curso?

A avaliação final geralmente acontece no penúltimo mês do curso, tanto para as turmas online quanto para as presenciais. São apenas quatro perguntas temáticas, valendo 2,5 cada, para que o aluno responda, individualmente, no próprio formulário que entregamos fisicamente para os cursos presenciais ou pelo do Google Forms, que será aberto 15 min após o início da aula e fechado 2 horas depois. As respostas são individuais. Raramente temos nota inferior a sete, que é insuficiente e, neste caso, fazemos uma avaliação substitutiva. Quem prestou atenção nas aulas já tem todo conhecimento necessário para ter uma excelente performance na prova, cujo conteúdo são os principais conceitos da teoria junguiana e, no caso dos cursos de Psicossomática e Arteterapia, integrando com os conhecimentos adquiridos nestas especializações.
 

 INSCRIÇÕES ABERTAS aqui no site na página do curso de seu interesse.

Correspondência: Alameda Jauaperi, 1713 Moema - São Paulo - SP CEP 04523-016

Secretaria geral do IJEP

11  5535-4695

WhatsApp: +55 011940660279

O e-mail para envio é: [email protected]

PAZ e BEM

Waldemar*

* WALDEMAR MAGALDI FILHO, Psicólogo, especialista em Psicologia Junguiana, Psicossomática e Homeopatia. Mestre e Doutor em Ciências da Religião. Autor do livro: "Dinheiro, Saúde e Sagrado" pela Ed. Eleva Cultural, e coordenador dos cursos de especialização em Psicologia Junguiana; Psicossomática; DAC - Dependências, Abusos e Compulsões; Arteterapia e Expressões Criativas e Psicologia Integrativa Trasnpessoal.

Fone:(11) 5535-4695 e-mail: [email protected]

Façam suas inscrições no site que entraremos em contato!

 MATRÍCULA  R$ 360,00 garanta já a sua vaga!